quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As jarras de água




As jarras de água

Categoria principal:
Matemática
Categoria secundária:
Resolução de problemas
Faixa etária:
+7
Descrição:
É um problema clássico que apela ao sentido de organização de um raciocínio. Como medir 6 litros utilizando apenas uma jarra de 5 litros e outra de 7 litros?


Instruções:
O objetivo do jogo é medir 6 litros de água utilizando uma jarra de 5 litros e uma de 7 litros. Quando o jogo começar, as duas jarras estarão na relva junto a um riacho.  Clique e arraste a jarra para a posição indicada pelas setas para encher (Ad water here). Depois de cheia a jarra pode ser despejada para a outra jarra (Pour Water to this jar) ou para o riacho novamente (Empty jar here) clicando e arrastando para junto das flores no riacho. Continue o processo até perfazer 6 litros numa jarra. A pontuação é dada pelo tempo gasto na resolução deste problema.
Como jogar:
Utilize o rato para os menus e para seleccionar as ações das jarras.

2 comentários:

  1. Não consegui solucionar o problema porque na hora de encher, enche até o limite da jarra e na hora de esvaziar, só para quando esvazia a jarra toda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá de esvaziar a jarra de "uma para outra". Por exemplo: se despejar a jarra de 7 litros para a jarra de 5 litros sobrará 2 litros na jarra de 7 litros. O truque está em "jogar" com as jarras...

      Eliminar

Deixe aqui a sua dúvida ou comentário.